Regras do Basquete: Artigo 44 - Erros corrigíveis

44.1 Definição

Os oficiais poderão corrigir uma regra que for inadvertidamente desrespeitada nas somente nas seguintes situações:

  • Conceder lance(s) livre(s) não merecido(s).
  • Permitir que o jogador errado tente o(s) lance(s) livre(s).
  • Falhar ao conceder lance(s) livre(s) merecido(s).
  • Cancelamento ou marcação de ponto(s) de forma errada pelos oficiais.
44.2 Procedimento

44.2.1 Para ser corrigível,os erros acima mencionados deverão ser descobertos por um oficial, ou trazido à atenção de um oficial, antes que a bola se torne viva depois da primeira bola morta após o cronômetro de jogo ter sido iniciado depois do erro.

Isto é:

    Erro ocorre - Todos os erros ocorrem durante a bola morta.
    Bola viva - Erro é corrigível.
    Cronômetro de jogo é ligado e continua - Erro é corrigível.
    Bola morta - Erro é corrigível.
    Bola viva - Erro não é mais corrigível.

44.2.2 Um oficial poderá para o jogo imediatamente na descoberta do erro, desde que nenhuma equipe seja colocada em desvantagem. Se o erro for descoberto durante o jogo, o apontador deverá esperar pela primeira bola morta antes de soar seu sinal para atrair a atenção dos oficiais para parar o jogo.

44.2.3 Quaisquer faltas cometidas, pontos marcados, tempo decorrido e atividades adicionais que podem ter ocorrido depois que o erro ocorreu e antes da descoberta do erro, não será cancelada.

44.2.4 Depois da correção do erro, a partida será reiniciada no ponto em que foi parado para a correção do erro. A bola será concedida a equipe que tem o direito a reposição no momento que o erro foi descoberto.

44.2.5 Se o erro constituir lance(s) livre(s) não merecido(s) ou o jogador errado tentar o(s) lance(s) livre(s), o(s) lance(s) livre(s) tentados como resultado do erro serão cancelados e a partida será reiniciada como segue:

  • Se o cronômetro de jogo não foi ligado depois do erro, a bola será concedida para uma reposição pela equipe cujo(s) lance(s) livre(s) foram tentados.
  • Se o cronômetro de jogo foi ligado depois do erro:
    - A equipe com controle da bola (ou com direito a bola) no momento em que o erro é descoberto, é a mesma equipe que tinha o controle da bola no momento que o erro ocorreu, ou
    - Nenhuma equipe está em controle da bola no momento que o erro é descoberto, a bola será concedida a equipe de direito para uma reposição no momento do erro.
    - Se o cronômetro de jogo foi ligado no momento que o erro foi descoberto, e a equipe em controle da bola (ou com direito a bola) é o adversário da equipe que está em controle da bola no momento do erro, uma situação de bola ao alto ocorre.
    - Se o cronômetro foi ligado, no momento que o erro foi descoberto, e uma penalidade de falta envolvendo lances livres foi concedida, os lances livres serão administrados e a bola será concedida para a reposição para a equipe que tinha o controle da bola no momento que o erro ocorreu.

44.2.6 Se o erro não for concessão de lance(s) livre(s) merecido(s):

  • Se não houve troca na posse da bola desde que o erro ocorreu, a partida será reiniciada depois da correção do erro como, depois de qualquer lance livre normal.
  • Se a mesma equipe marcar pontos depois de ter sido erroneamente concedida a posse da bola para uma reposição, o erro será desconsiderado.

44.2.7 Após o erro ser descoberto e o mesmo continua sendo corrigível:

  • Se o jogador envolvido na correção do erro está no banco da equipe, depois de ter sido legalmente substituído (não por ter sido desqualificado ou por ter cometido sua quinta falta), ele deverá retornar à partida para participar da correção do erro (neste momento ele se torna jogador).
  • Depois de corrigido o erro, ele poderá permanecer na quadra a menos que uma substituição legal tenha sido pedida novamente, onde então o jogador poderá deixar a quadra.
  • Se o jogador foi substituído por que ele cometeu sua quinta falta ou foi desqualificado, seu substituto deverá participar na correção do erro.

44.2.8 Erros corrigíveis não poderão ser corrigidos depois que o árbitro assinou a súmula do jogo.

44.2.9 Quaisquer erros ou enganos na contagem pelo apontador ou no tempo pelo cronometrista envolvendo contagem, número de faltas, número de tempos debitados ou tempo consumido ou omitido, deverá ser corrigido pelos oficiais a qualquer momento antes do árbitro assinar a súmula de jogo.

Regras evoluem sempre. Não confie nessa página para nada muito sério. Visite o site da Confederação Brasileira de Basketball ou outro site oficial para ver a versão mais atual.
Veja também:
pt.wikipedia.org

Esporte:

Comente

Full HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Respeite as regras básicas Netiqueta.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Powered by Drupal
Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License.

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Na manutenção uso o Quanta+ e Gimp (no Gentoo).

Support Bloggers' Rights!
Support Bloggers' Rights!