Regras do Basquete: Artigo 38 - falta técnica | esportes.br101.org

Regras do Basquete: Artigo 38 - falta técnica

38.1 Regras de conduta

38.1.1 A conduta própria para a partida exige uma leal e total cooperação dos membros de ambas as equipes (jogadores, substitutos, técnicos, assistentes técnicos e acompanhantes de equipe) com os oficiais, oficiais de mesa e comissário.

38.1.2 Cada equipe deverá fazer o seu melhor para assegurar a vitória, mas isto deve ser feito dentro do espírito das regras e do 'fair play’ (jogo limpo).

38.1.3 Qualquer ato deliberado ou repetido de não cooperação ou não cumplicidade com o espírito destas regras será considerado como uma falta técnica.

38.1.4 O oficial pode prevenir faltas técnicas com avisos ou mesmo desprezando infrações técnicas menores de caráter administrativos que claramente são não intencionais e não tem efeito direto na partida, a menos que a repetição da mesma infração ocorra depois de um aviso.

38.1.5 Se uma infração técnica é descoberta depois que a bola está viva, o jogo será parado e uma falta técnica será sancionada. A penalidade deverá ser administrada como se a falta técnica tivesse ocorrido no momento que foi marcada. Qualquer ocorrência no intervalo entre a infração técnica e a paralisação do jogo será válido.

38.2 Violência

38.2.1 Atos de violência podem ocorrer durante a partida, contrariando o espírito das regras e do 'fair play'. Estes deverão ser parados imediatamente pelos oficiais e, se necessário, pelos oficiais das forças públicas.

38.2.2 Sempre que atos de violência ocorrerem entre jogadores, substitutos, técnicos, assistentes técnicos, ou acompanhantes de equipe, na quadra de jogo ou nas proximidades, os oficiais deverão tomara as ações necessárias para pará-las.

38.2.3 Qualquer das pessoas acima que forem culpadas de atos de agressão flagrantes contra adversários ou oficiais, serão desqualificados. Os oficiais deverão informar o incidente ao comitê organizador da competição.

38.2.4 Oficiais das forças públicas poderão entrar na quadra somente se requisitado pelos oficiais. Mas, se espectadores entrarem na quadra com a intenção obvia de cometer atos de violência, as forças de ordem pública deverão intervir imediatamente para proteger as equipes e os oficiais.

38.2.5 Todas as outras áreas, incluindo entradas, saídas, corredores, vestiários, etc estão sob jurisdição do comitê organizador da competição e das forças de ordem pública.

38.2.6 Ações físicas de jogadores, substitutos, técnicos, assistentes técnicos e acompanhantes de equipe, que possam causar danos ao equipamento de jogo não deverão ser permitidos pelos oficiais.

Quando o comportamento desta natureza é observado pelos oficiais, o técnico da equipe causadora deverá, imediatamente receber uma advertência.

Se as ações se repetirem, uma falta técnica será marcada imediatamente nos indivíduos envolvidos.

Decisões tomadas por oficiais são finais e não podem ser contestadas ou desconsideradas.

38.3 Definição

38.3.1 Uma falta técnica é uma falta de jogador que não envolve contato que seja de natureza de comportamento, mas não está limitada a:

  • Desrespeitar avisos dos oficiais.
  • Tocar os oficiais, o comissário, os oficiais de mesa ou os componentes do banco de equipe de forma desrespeitosa.
  • Comunicar-se com os oficiais, o comissário, os oficiais de mesa ou os adversários de forma desrespeitosa.
  • Usar linguagem ou gestos que ofendam ou provoquem os jogadores.
  • Provocar um adversário ou obstruir sua visão abanando suas mãos próximas a seus olhos.
  • Atrasar o jogo, tocando deliberadamente a bola depois de uma cesta.
  • Atrasar a partida, impedindo uma reposição de ser feita imediatamente.
  • Cair para simular uma falta.
  • Pendurar no aro de tal forma que o peso do jogador seja suportado pelo aro, a menos que o jogador segure o aro momentaneamente depois de uma enterrada ou, se no julgamento do oficial, ele segurou apenas para prevenir uma lesão a si mesmo ou a outro jogador.
  • Interferência de trajetória ou interferência com a bola durante o último ou único lance livre por um jogador de defesa. Um ponto será concedido para a equipe de ataque, seguido pela penalidade da falta técnica marcada contra o jogador de defesa.

38.3.2 Uma falta técnica por um técnico, assistente técnico, substituto ou acompanhante de equipe é uma falta por comunicação desrespeitosa ou por tocar os oficiais, o comissário, os oficiais de mesa ou os adversários, ou será uma infração de natureza administrativa ou de procedimentos.

38.4 Penalidade

38.4.1 Se uma falta técnica é cometida:

  • Por um jogador, uma falta técnica será marcada contra ele como uma falta de jogador e contará como uma das faltas de equipe.
  • Por um técnico (‘C’), assistente técnico (‘B’), substituto (‘B’) ou acompanhante de equipe (‘B’), uma falta técnica será marcada contra o técnico e não contará como uma das faltas de equipe.

38.4.2 Dois lances livres serão concedidos aos adversários, seguido por:

  • Uma reposição na linha central estendida, do lado oposto a mesa de controle.
  • Um bola ao alto no círculo central no início do primeiro período.
Regras evoluem sempre. Não confie nessa página para nada muito sério. Visite o site da Confederação Brasileira de Basketball ou outro site oficial para ver a versão mais atual.
Veja também:
pt.wikipedia.org

Comentários

basquete

violencia abuso de força

Comente

CAPTCHA
Esta pergunta existe para tentar evitar spam publicado por robôs.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Respeite as regras básicas Netiqueta.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Animação 3D usando software livre

As minhas animações usando o Blender 3D e outras experiências. Gostaria de saber o que vc achou e preciso de idéias para as próximas tentativas. Se quiser comentar, por favor, vá até a minha página do YouTube.

Enquete

Vc acha que esportistas profissionais são exemplo para a sociedade?:

Login do usuário

CAPTCHA
Esta pergunta existe para tentar evitar spam publicado por robôs.
Image CAPTCHA
Enter the characters shown in the image.