Regras do Vôlei: Capítulo 3 - Forma de Jogo

6. Para Marcar um Ponto, Vencer um Set e a Partida

6.1 Para Marcar um Ponto

6.1.1 Ponto

Uma equipe marca um ponto:

6.1.1.1 quando é bem sucedida, ao fazer a bola tocar a quadra adversária;

6.1.1.2 quando a equipe adversária comete uma falta;

6.1.1.3 quando a equipe adversária recebe uma penalidade.

6.1.2 Falta

Uma equipe comete uma falta ao fazer uma ação contrária às regras (ou as violando de outra maneira). Os árbitros julgam as faltas e determinam as penalidades de acordo com as regras.

6.1.2.1 Se duas ou mais faltas são cometidas sucessivamente, somente a primeira é contada.

6.1.2.2 Se duas ou mais faltas são cometidas por adversários, simultaneamente, uma FALTA DUPLA é marcada e o “rally” repetido.

6.1.3 Conseqüências de vencer o “rally”:

Um “rally” é a seqüência de ações de jogo desde o momento do golpe do saque pelo sacador até a bola estar fora de jogo.

6.1.3.1 Se a equipe sacadora vence o “rally”, ela marca um ponto e continua a sacar;

6.1.3.2 Se a equipe receptora vence o “rally”, ela marca um ponto e deve ser a próxima a sacar.

6.2 Para Ganhar um Set

Um set (exceto o decisivo, 5º set) é vencido pela equipe que primeiro marcar 25 pontos , com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua até que uma diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25; ...).

6.3 Para Ganhar a Partida

6.3.1 A partida é vencida pela equipe que vencer três sets.

6.3.2 Em caso de empate em 2 x 2 em sets, o set decisivo (5º) é jogado até 15 pontos, com uma diferença mínima de dois pontos.

6.4 Ausência e Equipe Incompleta

6.4.1 Se uma equipe recusar-se a jogar, após ser intimada, ela é declarada ausente e perde a partida com o resultado 0 x 3 para a partida e 0 x 25 para cada set.

6.4.2 A equipe que, sem razão justificável, não se apresentar na quadra de jogo no horário, é declarada ausente com o mesmo resultado citado na Regra 6.4.1.

6.4.3 Uma equipe que é declarada INCOMPLETA para o set ou para a partida, perde o set ou a partida. São dados à equipe adversária os pontos ou os sets necessários para vencer o set ou a partida. A equipe incompleta mantém seus pontos e sets.

7. Estrutura do Jogo

7.1 Sorteio

Antes da partida, o primeiro árbitro realiza o sorteio para decidir sobre o primeiro saque e o lado da quadra no primeiro set.

Se um set decisivo deve ser jogado, um novo sorteio deve ser feito.

7.1.1 O sorteio é feito na presença dos dois capitães das equipes.

O vencedor do sorteio escolhe o direito de sacar ou de receber o saque;

ou

7.1.2.2 o lado da quadra;

O perdedor fica com a outra alternativa.

7.1.3 No caso de aquecimentos consecutivos, a equipe que tem o 1º saque dispõe primeiro da rede.

7.2 Aquecimento

7.2.1 Antes da partida, se as equipes dispuseram de uma quadra, anteriormente, elas terão 6 minutos de aquecimento de rede em conjunto; se não, elas podem ter 10 minutos.

7.2.2 Se qualquer capitão solicitar aquecimento de rede separadamente (consecutivos), as equipes podem fazê-lo por 3 ou 5 minutos cada, de acordo com a Regra 7.2.1.

7.3 Formação das Equipes

7.3.1 Deve sempre haver seis jogadores em jogo por equipe.

A formação inicial da equipe indica a ordem de rotação dos jogadores na quadra. Esta ordem deve ser mantida durante todo o set.

7.3.2 Antes do início de cada set, o técnico deve apresentar a formação inicial da sua equipe na folha de formação. Esta folha, devidamente preenchida e assinada, é entregue ao segundo árbitro ou ao apontador.

7.3.3 Os jogadores que não estão na formação inicial de um set são os reservas para aquele set (exceto o Líbero)

7.3.4 Após a folha de formação ter sido entregue ao segundo árbitro ou ao apontador, nenhuma mudança na formação pode ser autorizada sem uma substituição regulamentar.

7.3.5 Discrepâncias entre as posições na quadra e a folha de formação são resolvidas como segue:

7.3.5.1 quando uma discrepância é descoberta antes do começo do set a posição dos jogadores deve ser retificada para adaptar-se à folha de formação inicial - não haverá punição;

7.3.5.2 quando, antes do começo do set, há um jogador na quadra e não está registrado na folha de formação daquele set, este jogador deve ser trocado de acordo com a folha de formação - não haverá punição;

7.3.5.3 Se o técnico desejar , todavia,conservar tal(is) jogador(es) não registrado(s) na quadra, ele tem que solicitar substituição(ões) regulamentar(es) que será(ão), então, registrada(s) na súmula.

7.4 Posições

No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador).

7.4.1 A posição dos jogadores é numerada como segue:

7.4.1.1 os três jogadores junto à rede são os jogadores da linha de frente e ocupam as posições 4(frente-esquerda), 3(frente-centro) e 2(frente-direita).

7.4.1.2 os outros três são os jogadores da linha de trás, ocupando as posições 5(atrás-esquerda), 6(atrás-centro) e 1(atrás-direita).

7.4.2 Posição relativa entre jogadores

7.4.2.1 cada jogador da linha de trás deve estar posicionado mais afastado da linha central do que o jogador da linha de frente correspondente.

7.4.2.2 os jogadores da linha de frente e os da linha de trás, respectivamente, devem estar posicionados lateralmente na ordem indicada na Regra 7.4.1

7.4.3 As posições dos jogadores são determinadas e controladas de acordo com as posições de seus pés em contato com o solo, como segue:

7.4.3.1 cada jogador da linha de frente deve ter pelo menos parte de seu pé mais perto da linha central que os pés do jogador correspondente da linha de trás.

7.4.3.2 cada jogador direito (esquerdo) deve ter pelo menos parte de seu pé mais próximo da linha lateral direita (esquerda) que os pés do jogador central naquela linha.

7.4.4 Após o golpe de saque, os jogadores podem deslocar-se e ocupar qualquer posição na própria quadra e na zona livre.

7.5 Faltas de Posição

7.5.1 A equipe comete uma falta de posição se um jogador não está em sua posição correta no momento em que a bola é golpeada pelo sacador

7.5.2 Se o sacador comete uma falta de saque no momento do golpe do saque, a falta do sacador é contada antes de uma falta de posição.

7.5.3 Se o saque tornar-se faltoso após o golpe de saque, é a falta de posição que será penalizada.

7.5.4 Uma falta de posição leva às seguintes conseqüências:

7.5.4.1 a equipe é punida com a perda do "rally";

7.5.4.2 as posições dos jogadores são retificadas.

7.6 Rotação

7.6.1 A ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipe e controlada com a ordem de saque e posição dos jogadores durante todo o set.

7.6.2 Quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores rodam uma posição no sentido dos ponteiros do relógio: jogador na posição 2 roda para a posição 1 para sacar, jogador da 1 roda para a 6, etc.

7.7 Faltas de Rotação

7.7.1 Uma falta de rotação é cometida quando o SAQUE não é efetuado de acordo com a ordem de rotação. Ela conduz às seguintes conseqüências:

7.7.1.1 a equipe é punida com a perda do “rally”;

7.7.1.2 a ordem de rotação dos jogadores é retificada.

7.7.2 O apontador deve determinar o momento exato em que a falta foi cometida e devem ser cancelados todos os pontos marcados subseqüentemente pela equipe faltosa . Os pontos do adversário permanecem válidos.

Se o momento exato não pode ser determinado, nenhum cancelamento de ponto(s) é efetuado, e a perda do “rally” é a única punição.

Regras evoluem sempre. Não confie nessa página para nada muito sério. Visite o site da Confederação Brasileira de Voleibol ou outro site oficial para ver a versão mais atual.
Veja também:
pt.wikipedia.org

Esporte:

Comentários

Com o set decisivo

Fiquei refletindo na importância, que os administradores têm em montar uma equipe competitiva para atuar em um mercado cada vez mais globalizado. A importância não está condicionada ao tamanho da empresa ou ramo de atividade, todas devem buscar a composição de uma equipe coesa e bem preparada.
A característica principal de uma equipe, é que nela todos os integrantes possuam um objetivo em comum e dependam um dos outros para atingi-lo. É preciso que haja a idéia de um “espírito de equipe”, que cada integrante deve saber qual é a sua atuação, mas sempre considerando o todo e colaborando com idéias e sugestões para o alcance dos objetivos.
Uma boa equipe é formada por indivíduos com características e experiências diferentes, com predisposição para discutir diferentes assuntos, flexibilidade, capacidade de tratar as informações racionalmente – e não emocionalmente – aceitar críticas honestas e opiniões conflitantes. Equipes que encorajam esse tipo de prática sobressaem. Afinal, ninguém vence sozinho. E, sendo assim, não existe alguém mais ou menos importante dentro de uma verdadeira equipe.

Trabalhar em equipe é um exercício de permissão e paciência. Permissão para que as pessoas encontrem seus espaços para propor e testar novas idéias, e paciência para que elas se sintam confiantes de que a tentativa é possível e vale a pena, mesmo com o risco de erro.

Contudo, um bom resultado também está condicionado a alguns fatores, entre eles: ter objetivo claro a ser cumprido, estabelecer metas, possuir uma comunicação transparente, cooperação e execução. Se houver falha em algum desses fatores, e esta não for corrigida a tempo, ela poderá aparecer no resultado final podendo prejudicar o trabalho.

Manter uma equipe coesa não é tarefa das mais fáceis. A melhor motivação que um gestor pode dar a uma equipe é estar junto e ajudá-la no dia a dia. A equipe precisa confiar e acreditar nele, pois somente assim ele irá conseguir motivá-la de verdade. E uma equipe bem estruturada produz resultados de alta qualidade, levanta a produtividade e inspira comprometimento. Uma das melhores maneiras de incentivar o crescimento e o progresso é celebrando resultados. O prêmio em si não é tão importante quanto o reconhecimento manifestado por um gestor a um trabalho bem feito. Isso motiva e une toda a equipe.

Não é uma tarefa fácil formar um bom time, é preciso ter paciência, garimpar bem para que se torne gratificante. E nada parece impossível quando existe um “espírito de equipe”.

Tu eh mto jumento, manow!!
Nunka ouviu falar em TIE BRAKE????
Eh um set desempate de 15 ptos, q soh pode ser vencido com mais de 2 ptos de diferença!!!

o que rally no volei?

É a sequencia de ações do jogo desde o momento do golpe do saque até a bola estar fora do jogo .

Desculpe, mas acho que vocês podiam colocar as regras mais completas...Acho que está muito informal.

é muito bom,mais faltou falar mais sobre o rally

quero saber quais as três alternativas de resultados que podem terminar uma partida de voleibol

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