Regras do Basquete: Artigo 48 - Apontador e assistente de apontador
Deveres
48.1 Ao apontador será providenciada uma súmula onde manterá o registro das:
- Equipes, anotando os nomes e os números dos jogadores que iniciarão a partida e todos os substitutos que poderão entrar na partida. Quando houver uma infração das regras pelos cinco (5) jogadores que iniciarão a partida, como substituições, números dos jogadores, ele avisará ao oficial mais próximo o mais rápido possível.
- Contagens de pontos marcados, anotando as cestas de campo e os lances livres marcados.
- Faltas marcadas contra cada jogador. O apontador notificará um oficial imediatamente quando a Quinta falta for marcada contra qualquer jogador. Ele anotará as faltas contra cada técnico e deverá notificar imediatamente um oficial, quando o técnico for desqualificado. Da mesma forma, ele deverá avisar um oficial, imediatamente, quando um jogador tiver cometido duas (2) faltas antidesportivas que deverá ser desqualificado.
- Tempos debitados. Ele deverá notificar os oficiais na próxima oportunidade de tempo debitado quando uma equipe tenha requisitado e notificar o técnico através de um oficial quando o técnico não tem mais tempos debitados no período ou período extra.
- A próxima posse de processo alternado, através da seta do processo de posse alternada. O apontador ajustará a direção da seta do processo de posse alternada imediatamente após o término do primeiro tempo, pois as equipes trocarão as cestas para o segundo tempo.
48.2 O apontador também deverá:
- Indicar o número de faltas cometidas por cada jogador, levantando, de maneira visível a ambos os técnicos, o marcador com o número de faltas cometidas por aquele jogador.
- Posicionar o marcador de faltas de equipe na mesa de controle, no canto mais próximo do banco da equipe em questão, quando a bola se tornar viva depois da quarta falta da equipe no período.
- Efetuar substituições.
- Soar seu sinal somente quando a bola estiver morta e antes que a bola se torne viva novamente. Quando seu sinal soa, ele não para o cronômetro de jogo nem torna a bola morta.
48.3 O assistente de apontador irá operar o placar e auxiliará o apontador. No caso de qualquer diferença entre o placar de jogo e a súmula, que não possa ser resolvida, a súmula terá precedência e o placar será corrigido de acordo.
48.4 Se um erro de marcação de pontos é descoberto:
- Durante a partida, o apontador deverá esperar pela primeira bola morta antes de soar seu sinal.
- Depois do final do tempo de jogo e antes que a súmula tenha sido assinada pelo árbitro, o erro deverá ser corrigido, mesmo se esta correção influenciar o resultado da partida.
- Depois que a súmula for assinada pelo árbitro, o erro não pode mais ser corrigido. O árbitro deverá mandar, então, um relatório detalhado a comissão organizadora da competição.
Regras evoluem sempre. Não confie nessa página para nada muito sério. Visite o site da Confederação Brasileira de Basketball ou outro site oficial para ver a versão mais atual.
pt.wikipedia.org
Esporte:
Atenção:
Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).
Lembre-se: Opinião é diferente de informação.
Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.
Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.
Respeite as regras básicas Netiqueta.
Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.
Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.
Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.
Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.
Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.
Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).
Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.
Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.
Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.
Comente