Regras do Basquete: Artigo 33 - Contato: Princípios Gerais

33.1 Princípio do cilindro

O princípio do cilindro é definido pelo espaço dentro de um cilindro imaginário ocupado pelo jogador na quadra. Isto inclui o espaço acima do jogador e é limitado por:

  • À frente pelas palmas das mãos,
  • À trás pelos nádegas, e
  • Nos lados pela parte externa dos braços e pernas.

As mãos e braços não podem ser estendidos à frente do tronco além da posição dos pés, com os braços flexionados nos cotovelos de forma que as mãos e antebraços estejam levantados. A distância entre os seus pés irá variar de acordo com sua estatura.

33.2 Princípio da verticalidade

Durante a partida, cada jogador tem direito a ocupar qualquer posição (cilindro) na quadra que não esteja ocupada por um adversário.

Este princípio protege o espaço na quadra que ele ocupa e o espaço acima dele quando ele pula verticalmente dentro daquele espaço.

Assim que o jogador deixa sua posição vertical (cilindro) e ocorre contato do corpo com um adversário, que havia anteriormente estabelecido sua posição vertical (cilindro), o jogador que deixou sua posição vertical (cilindro) é o responsável pelo contato.
O jogador de defesa não deve ser penalizado por deixar a quadra verticalmente (dentro de seu cilindro) ou por ter suas mãos e braços para cima dentro de seu próprio cilindro.

O jogador de ataque, estando na quadra ou no ar, não deverá causar contato com o jogador de defesa que o está marcando, em uma posição legal de defesa:

  • Usando seus braços para criar espaço adicional para si mesmo (limpar para o arremesso).
  • Abrir suas pernas ou braços para fazer contato durante ou imediatamente depois de um arremesso para a cesta.
33.3 Posição legal de marcação

Um jogador de defesa estabeleceu uma posição legal de marcação inicial quando:

  • Ele está de frente para seu adversário, e
  • Ele tem ambos os pés na quadra.

Uma posição legal de marcação se estende verticalmente para cima (cilindro) da quadra até o teto. Ele pode levantar seus braços e mãos acima de sua cabeça ou pular verticalmente, mas ele deve manter-se em uma posição vertical dentro de seu cilindro imaginário.

33.4 Marcando o jogador que controla a bola

Quando se está marcando um jogador que controla (segurando ou driblando) a bola, os elementos de tempo e distância não se aplicam.

O jogador com a bola deve esperar ser marcado e deve estar preparado para parar ou mudar de direção, sempre que um adversário assume uma posição legal a sua frente, mesmo se isto for feito em uma fração de segundo.

O jogador que está marcando (defesa) deve estabelecer uma posição legal de marcação inicial sem causar contato antes de assumir esta posição.

Uma vez que o jogador de defesa tenha estabelecido uma posição legal de marcação inicial, ele pode mover-se para marcar seu adversário, mas ele não pode estender seus braços, ombros, quadris ou pernas para causar contato, e com isto impedir o driblador de passar por ele.

Quando julgar uma situação de bloqueio/ carga envolvendo um jogador com a bola, um oficial deverá usar os seguintes princípios:

  • O jogador de defesa deve estabelecer uma posição legal de marcação inicial de frente para o jogador com a bola e tendo ambos os pés na quadra.
  • O jogador de defesa pode ficar parado, pular verticalmente, mover-ser lateralmente, ou mover-se para trás, para manter esta posição legal de marcação inicial.
  • Quando mover-se para manter esta posição legal de marcação inicial, um ou ambos os pés podem estar fora da quadra por um instante, desde que o movimento seja lateral ou para trás, mas não em direção ao jogador coma bola.
  • Contato pode ocorrer no tronco, neste caso o jogador de defesa será considerado como tendo chegado no local antes do contato
  • Tendo estabelecido uma posição legal de marcação, o jogador de defesa pode girar dentro de seu cilindro para absorver o choque ou para a evitar lesão.
    No caso de qualquer uma das situações acima, a falta será considerada como tendo sido causada pelo jogador com a bola.
33.5 Marcando um jogador sem o controle da bola

Um jogador que não controla a bola tem o direito de mover-se livremente na quadra e pode tomar qualquer posição na quadra que ainda não esteja ocupada por outro jogador.

Quando estiver marcando um jogador que não controla a bola, os elementos de tempo e distância se aplicarão. Um jogador de defesa não poderá tomar uma posição muito perto/ou muito rápido na trajetória de um adversário em movimento de forma que este não tenha tempo ou distância suficiente para parar ou mudar sua direção.

A distância é diretamente proporcional á velocidade do adversário, mas não menos que um (1) e nunca mais que dois (2) passos normais.
Se um jogador de defesa não respeitar os elementos de tempo e distância ao assumir sua posição legal de marcação inicial e o contato com um adversário ocorrer, ele será o responsável pelo contato.

Uma vez que o jogador de defesa tenha estabelecido uma posição legal de marcação inicial, ele pode mover-se para marcar seu adversário. Ele não pode impedi-lo de passar estendendo seus braços, ombros, quadris, ou pernas em sua trajetória. Ele pode girar ou posicionar seu(s) braço(s) a sua frente e próximo a seu corpo, dentro de seu cilindro, para evitar uma lesão.

33.6 Um jogador que está no ar

Um jogador que tenha saltado de um lugar no quadra, e está no ar, tem o direito de voltar neste mesmo ponto na quadra.

Ele tem o direito de cair em outro ponto na quadra desde que aquele ponto de aterrissagem e a trajetória entre o ponto inicial e o ponto de aterrissagem, que não estejam ocupados anteriormente por um adversário no momento que ele sair do chão.

Se um jogador pulou e caiu e sua inércia faz com que ele faça contato com um adversário que assumiu uma posição legal de marcação além do local de aterrissagem, o saltador é o responsável pelo contato.

Um adversário não pode ser mover para a trajetória de um adversário depois que ele tenha pulado.

Mover-se por baixo de um adversário no ar fazendo contato é, normalmente, uma falta antidesportiva e em certos casos pode ser uma falta desqualificante.

33.7 Corta luz: Legal e ilegal

Corta luz é uma tentativa para retardar ou impedir que um adversário, sem a bola, de chegar a um ponto na quadra.

Corta luz legal ocorre quando um jogador que está bloqueando um adversário:

  • Está estacionário (dentro de seu cilindro) quando o contato ocorre.
  • Tem ambos os pés na quadra quando o contato ocorre.

Corta luz ilegal ocorre quando um jogador que está bloqueando um adversário:

  • Estava se movendo quando ocorreu o contato.
  • Não deu distância suficiente quando estabelecendo um corta luz fora do campo de visão de um adversário estacionário quando o contato ocorreu.
  • Não respeitou os elementos de tempo e distância de um adversário em movimento quando o contato ocorreu.

Se o corta-luz for feito dentro do campo de visão de um adversário estacionário (na frente ou do lado), o bloqueador pode estabelecer o corta luz tão perto quanto ele quiser, desde que não haja contato.

Se o corta luz for feito fora do campo de visão de um adversário parado, o bloqueador deve permitir ao adversário um (1) passo normal em direção ao corta luz sem fazer contato.

Se o adversário estiver em movimento, os elementos de tempo e distância se aplicarão. O bloqueador deve dar espaço suficiente para que o jogador que está sendo bloqueado possa evitar o corta luz, parando ou mudando de direção.

A distância necessária nunca pode ser menos que um (1) e nem deve ser maior que dois (2) passos normais.

Um jogador que recebe um corta luz legal é responsável por qualquer contato com o jogador que fez aquele corta luz.

33.8 Carga

Carga é um contato pessoal ilegal, com ou sem a bola, empurrando ou movendo-se sobre o tronco do adversário.

33.9 Bloqueio

Bloqueio é o contato pessoal ilegal que impede a progressão de um adversário com ou sem a bola.

Um jogador que está tentando fazer um corta luz está fazendo uma falta de bloqueio se o contato ocorrer enquanto ele estiver em movimento e seu adversário estiver parado ou se afastando dele.

Se um jogador desprezar a bola, estiver de frente para seu adversário e mudar sua posição conforme seu adversário muda, ele é o responsável primário por qualquer contato que ocorra, a menos que outros fatores estejam envolvidos.

A expressão a menos que outros fatores estejam envolvidos’ refere-se ao ato deliberado de: empurrar, segurar ou carregar pelo oponente que está sendo cortinado.

É legal para um jogador estender seu(s) braço(s) ou cotovelo(s) para fora de seu cilindro ao tomar uma posição na quadra, mas, os mesmos deverão ser movidos para dentro de seu cilindro quando um adversário tenta passar por ele. Se o (s) braço (s) fora de seu cilindro e o contato ocorrer, isto é uma falta de segurar ou bloquear.

33.10 Fazendo contato com um adversário com a(s) mão(s) e/ou braço(s)

Tocar um adversário com a(s) mão(s) não é , por si só, necessariamente uma falta.

Os oficiais deverão decidir se o jogador que causou o contato ganhou uma vantagem ilícita ou não. Se o contato causado por um jogador restringir de qualquer forma a liberdade de movimento de um adversário, tal contato será uma falta.

O uso ilegal da(s) mão(s) ou estender o(s) braço(s) ocorre quando um jogador de defesa está em uma posição de marcação e sua(s) mão(s) ou braço(s) está em contato e permanece em contato com um adversário com ou sem a bola, para impedir sua progressão.

‘Jabear’(cotucar) ou tocar repetidamente um adversário com ou sem a bola é uma falta, isto pode levar a um jogo duro.

É uma falta de um jogador de ataque com a bola se:

  • 'Enganchar’ ou abraçar um braço ou cotovelo entorno de um jogador de defesa para obter uma vantagem ilegal.
  • 'Empurrar' para impedir um jogador de defesa de jogar ou de tentar jogar a bola, ou para criar mais espaço entre si e o jogador de defesa.
  • Usar o antebraço ou mão estendida, enquanto dribla, para impedir que um adversário ganhe o controle da bola.

É uma falta de um jogador de ataque sem a bola ‘empurrar’ para:

  • Ficar livre para receber uma bola.
  • Impedir que um jogador de defesa de jogar ou tentar jogar a bola.
  • Criar mais espaço entre ele e o jogador de defesa.
33.11 Jogada de pivô

O princípio de verticalidade (principio do cilindro) aplica-se a jogada de pivô.

O jogador de ataque na posição de pivô e o jogador de defesa que o está marcando devem respeitar o direito do adversário a uma posição vertical (cilindro).

É uma falta de um jogador de ataque ou defesa que estiver na posição de pivô empurrar com os ombros ou quadris, um adversário para fora de sua posição ou interferir na liberdade de seu adversário de se movimentar estendendo cotovelos, braços, joelhos, ou outras partes de seu corpo.

33.12 Marcação ilegal por trás

Marcação ilegal por trás é o contato pessoal com um adversário, por um jogador de defesa, por trás. O fato do jogador de defesa estar tentando jogar a bola não justifica seu contato com um adversário por trás.

33.13 Segurar

Segurar é o contato pessoal ilegal com um adversário que interfere com sua liberdade de movimento. Este contato (segurar) pode ocorrer com qualquer parte do corpo.

33.14 Empurrar

Empurrar é o contato pessoal ilegal, com qualquer parte do corpo para tomar o lugar, quando um jogador forçosamente move ou tenta mover um oponente, que tenha ou não o controle da bola.

Regras evoluem sempre. Não confie nessa página para nada muito sério. Visite o site da Confederação Brasileira de Basketball ou outro site oficial para ver a versão mais atual.
Veja também:
pt.wikipedia.org

Esporte:

Comentários

adorei poder achar assim tão rapido e o assunto completo....muito obrigado.....................by:bia

vcs me ajudaram com o meu trabalho

Em dezembro de 1891, o professor de educação física canadense James Naismith, do Springfield College (então denominada Associação Cristã de Moços em  Massachusetts ,Estados Unidos, recebeu uma tarefa de seu diretor: criar um esporte que os alunos pudessem praticar em um local fechado, pois o inverno costumava ser muito rigoroso, o que impedia a prática do Basebol e do Futebol Americano.
James Naismith logo descartou um jogo que utilizasse os pés ou com muito contato físico, pois poderiam se tornar muito violentos devido às características de um ginásio, local fechado e com piso de madeira.
Logo escreveu as treze regras básicas do jogo e pendurou um cesto de pêssegos a uma altura que julgou adequada: 10 pés, equivalente a 3,05 metros, altura que se mantém até hoje; já a quadra possuía, aproximadamente, metade do tamanho da atual.

eu acho que é o seguinte, o que eu acho é que no angulo certo seria que no momento que eu acho, eu nao sei direito o que eu acho, mas vou dizer sinceramente que eu acho o seguinte é muito relativo porque é relativo eu digo o porque aposto que muita gente quer saber eu vou dizer é o seguinte é muito relativo porque relativo e uma coisa muito enteresante pq e relativa e relativo nao e comum pq nao e comum pq e uma coisa anormau ou seja nao e normau entao isso se torna relativo vcs perseberam ke eu estou dando exemplos para relativo eu sou muito enteligente pq sou enteligente pq eu acho o pq para tudo eu sou enteligente por isso entao deixa eu lembrar sobre o ke eu estava falando eu estava falando sobre o ke eu acho sobre o basquete eu acho ke e relativo oq eu acho e muito relativo e relativo demais o q eu acho bom mas vou dizer logo pq nao kero escreve muito coisa bom eu acho o seguinte eu acho ke o baskete e muito relativo bom eu ja disse pq e muito reletivo entao deicha para la eu nesse momento so kero dizer o ke eu acho bem bom eu acho o siguinte pq eu acho relativo dmais mais eu acho uma porcaria as regras sao difiseis e e muito bruto o basquete pq e relativo .

Eu adorei está td bem explicado.
Os princípios gerais me ajudaram bastante pq a professora mandou p/ tds da minha turma pesquisarem sobre princípio de cilindro e está td bem explicado!!!!
Bjsss, Isa.

adorei

Comente

Full HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Respeite as regras básicas Netiqueta.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Powered by Drupal
Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License.

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Na manutenção uso o Quanta+ e Gimp (no Gentoo).

Support Bloggers' Rights!
Support Bloggers' Rights!