Regras do Vôlei: Capítulo 3 - Forma de Jogo

6. Para Marcar um Ponto, Vencer um Set e a Partida

6.1 Para Marcar um Ponto

6.1.1 Ponto

Uma equipe marca um ponto:

6.1.1.1 quando é bem sucedida, ao fazer a bola tocar a quadra adversária;

6.1.1.2 quando a equipe adversária comete uma falta;

6.1.1.3 quando a equipe adversária recebe uma penalidade.

6.1.2 Falta

Uma equipe comete uma falta ao fazer uma ação contrária às regras (ou as violando de outra maneira). Os árbitros julgam as faltas e determinam as penalidades de acordo com as regras.

6.1.2.1 Se duas ou mais faltas são cometidas sucessivamente, somente a primeira é contada.

6.1.2.2 Se duas ou mais faltas são cometidas por adversários, simultaneamente, uma FALTA DUPLA é marcada e o “rally” repetido.

6.1.3 Conseqüências de vencer o “rally”:

Um “rally” é a seqüência de ações de jogo desde o momento do golpe do saque pelo sacador até a bola estar fora de jogo.

6.1.3.1 Se a equipe sacadora vence o “rally”, ela marca um ponto e continua a sacar;

6.1.3.2 Se a equipe receptora vence o “rally”, ela marca um ponto e deve ser a próxima a sacar.

6.2 Para Ganhar um Set

Um set (exceto o decisivo, 5º set) é vencido pela equipe que primeiro marcar 25 pontos , com uma diferença mínima de 2 pontos. Em caso de empate em 24 x 24, o jogo continua até que uma diferença de dois pontos seja atingida (26 x 24, 27 x 25; ...).

6.3 Para Ganhar a Partida

6.3.1 A partida é vencida pela equipe que vencer três sets.

6.3.2 Em caso de empate em 2 x 2 em sets, o set decisivo (5º) é jogado até 15 pontos, com uma diferença mínima de dois pontos.

6.4 Ausência e Equipe Incompleta

6.4.1 Se uma equipe recusar-se a jogar, após ser intimada, ela é declarada ausente e perde a partida com o resultado 0 x 3 para a partida e 0 x 25 para cada set.

6.4.2 A equipe que, sem razão justificável, não se apresentar na quadra de jogo no horário, é declarada ausente com o mesmo resultado citado na Regra 6.4.1.

6.4.3 Uma equipe que é declarada INCOMPLETA para o set ou para a partida, perde o set ou a partida. São dados à equipe adversária os pontos ou os sets necessários para vencer o set ou a partida. A equipe incompleta mantém seus pontos e sets.

7. Estrutura do Jogo

7.1 Sorteio

Antes da partida, o primeiro árbitro realiza o sorteio para decidir sobre o primeiro saque e o lado da quadra no primeiro set.

Se um set decisivo deve ser jogado, um novo sorteio deve ser feito.

7.1.1 O sorteio é feito na presença dos dois capitães das equipes.

O vencedor do sorteio escolhe o direito de sacar ou de receber o saque;

ou

7.1.2.2 o lado da quadra;

O perdedor fica com a outra alternativa.

7.1.3 No caso de aquecimentos consecutivos, a equipe que tem o 1º saque dispõe primeiro da rede.

7.2 Aquecimento

7.2.1 Antes da partida, se as equipes dispuseram de uma quadra, anteriormente, elas terão 6 minutos de aquecimento de rede em conjunto; se não, elas podem ter 10 minutos.

7.2.2 Se qualquer capitão solicitar aquecimento de rede separadamente (consecutivos), as equipes podem fazê-lo por 3 ou 5 minutos cada, de acordo com a Regra 7.2.1.

7.3 Formação das Equipes

7.3.1 Deve sempre haver seis jogadores em jogo por equipe.

A formação inicial da equipe indica a ordem de rotação dos jogadores na quadra. Esta ordem deve ser mantida durante todo o set.

7.3.2 Antes do início de cada set, o técnico deve apresentar a formação inicial da sua equipe na folha de formação. Esta folha, devidamente preenchida e assinada, é entregue ao segundo árbitro ou ao apontador.

7.3.3 Os jogadores que não estão na formação inicial de um set são os reservas para aquele set (exceto o Líbero)

7.3.4 Após a folha de formação ter sido entregue ao segundo árbitro ou ao apontador, nenhuma mudança na formação pode ser autorizada sem uma substituição regulamentar.

7.3.5 Discrepâncias entre as posições na quadra e a folha de formação são resolvidas como segue:

7.3.5.1 quando uma discrepância é descoberta antes do começo do set a posição dos jogadores deve ser retificada para adaptar-se à folha de formação inicial - não haverá punição;

7.3.5.2 quando, antes do começo do set, há um jogador na quadra e não está registrado na folha de formação daquele set, este jogador deve ser trocado de acordo com a folha de formação - não haverá punição;

7.3.5.3 Se o técnico desejar , todavia,conservar tal(is) jogador(es) não registrado(s) na quadra, ele tem que solicitar substituição(ões) regulamentar(es) que será(ão), então, registrada(s) na súmula.

7.4 Posições

No momento em que a bola é golpeada pelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador).

7.4.1 A posição dos jogadores é numerada como segue:

7.4.1.1 os três jogadores junto à rede são os jogadores da linha de frente e ocupam as posições 4(frente-esquerda), 3(frente-centro) e 2(frente-direita).

7.4.1.2 os outros três são os jogadores da linha de trás, ocupando as posições 5(atrás-esquerda), 6(atrás-centro) e 1(atrás-direita).

7.4.2 Posição relativa entre jogadores

7.4.2.1 cada jogador da linha de trás deve estar posicionado mais afastado da linha central do que o jogador da linha de frente correspondente.

7.4.2.2 os jogadores da linha de frente e os da linha de trás, respectivamente, devem estar posicionados lateralmente na ordem indicada na Regra 7.4.1

7.4.3 As posições dos jogadores são determinadas e controladas de acordo com as posições de seus pés em contato com o solo, como segue:

7.4.3.1 cada jogador da linha de frente deve ter pelo menos parte de seu pé mais perto da linha central que os pés do jogador correspondente da linha de trás.

7.4.3.2 cada jogador direito (esquerdo) deve ter pelo menos parte de seu pé mais próximo da linha lateral direita (esquerda) que os pés do jogador central naquela linha.

7.4.4 Após o golpe de saque, os jogadores podem deslocar-se e ocupar qualquer posição na própria quadra e na zona livre.

7.5 Faltas de Posição

7.5.1 A equipe comete uma falta de posição se um jogador não está em sua posição correta no momento em que a bola é golpeada pelo sacador

7.5.2 Se o sacador comete uma falta de saque no momento do golpe do saque, a falta do sacador é contada antes de uma falta de posição.

7.5.3 Se o saque tornar-se faltoso após o golpe de saque, é a falta de posição que será penalizada.

7.5.4 Uma falta de posição leva às seguintes conseqüências:

7.5.4.1 a equipe é punida com a perda do "rally";

7.5.4.2 as posições dos jogadores são retificadas.

7.6 Rotação

7.6.1 A ordem de rotação é determinada pela formação inicial da equipe e controlada com a ordem de saque e posição dos jogadores durante todo o set.

7.6.2 Quando a equipe receptora ganha o direito de sacar, seus jogadores rodam uma posição no sentido dos ponteiros do relógio: jogador na posição 2 roda para a posição 1 para sacar, jogador da 1 roda para a 6, etc.

7.7 Faltas de Rotação

7.7.1 Uma falta de rotação é cometida quando o SAQUE não é efetuado de acordo com a ordem de rotação. Ela conduz às seguintes conseqüências:

7.7.1.1 a equipe é punida com a perda do “rally”;

7.7.1.2 a ordem de rotação dos jogadores é retificada.

7.7.2 O apontador deve determinar o momento exato em que a falta foi cometida e devem ser cancelados todos os pontos marcados subseqüentemente pela equipe faltosa . Os pontos do adversário permanecem válidos.

Se o momento exato não pode ser determinado, nenhum cancelamento de ponto(s) é efetuado, e a perda do “rally” é a única punição.

Regras evoluem sempre. Não confie nessa página para nada muito sério. Visite o site da Confederação Brasileira de Voleibol ou outro site oficial para ver a versão mais atual.
Veja também:
pt.wikipedia.org

Esporte:

Comentários

o rodizio 6X0 é um rodizio usado para um time que nao possui um levantador fixo, todos os jogadores irao levantar, sacar, defender e atacar.

outra hora eu esplico os outros

explique como é feito o rodizio no volei?

gostaria de saber como se roda o 5x1 ?

e estou aguardando a resposta .

grata !

5 x 1 é quando cinco jogadores ficam na linah de trás enquanto o que sobrou roda a quadra com a bola na mão

Cinco atacantes e um levantador. Sistema atualmente utilizado pela esmagadora maioria das equipes de alto nível, sejam seleções nacionais ou clubes. Todas as equipes da Superliga utilizam o sistema. A adoção deste sistema necessita das infiltrações, especialização dos jogadores e conseqüente maior habilidade individual para o sistema ser bem utilizado, pois é o mais difícil.

adorei quando eu vi isso e estou completamente a favor!!!!!!!é ótimo para essas pessoas baixas compreenderem q isso q eles colocam é uma verda deira falta de respeito e educação!!! e na minha opinião esse texto escrito está na medida correta,só pessoas idiotas é que não compreendem!!!!!!!!!!!!

Será possível explicar com clareza como se joga o sistema 5x1, estou fazendo uma pesquisa q preciso muito e não acho resposta completa para conclui-la!!!!!

Gente esse rodizio é o mais facil que existe é aquele que agente usa na escola nas séries iniciais ainda..

Um levantador que é o que fica na rede e Cinco atacantes que são todoas os outros jogadores, esse rodizio não é muito utilizado o ataque de meio..

Você que disse que o rodizio 5x1 de volei é o mais facil.. esta completamente enganada..
O cinco um é a forma mais dificil do volei,.. ultilizado para pessoas que ja são treinadas!!

Leia isso aqui e você vai ver do que estou falando: http://www.voleigaucho.com.br/sistemas.htm

gostaria de saber mais informações sobre rotação 5x1

quais todos os tipos
de sistema do voleibol
de quadra?????????

6x0 com olevantador na 3 e com o levantador na 2.
5x1 cinco atacantes e um levantador.
4x2 dois levantadores e quatro atacantes.

vcs poderiam mostrar como se faz cada tipo de regra.

eu gosto muito ... mais prefiro futebol!!!!
vôlei é muito bom mais o futebol é melhor ainda!!!!!!
o futebol mudou my life

!!!!
!!!
!!
!

voce ta maluco com certeza queimada e a melhorrr

volei e um jogo legal eca

Viviany Renato Valdicleia Carl Jhon querem saber oque vcs acham dessa porcaria de volei? nos somos mais baskete! xau bjos na bunda .

Vôlei não é bestera, é um esporte como qualquer outro, só que com menos agreção menos xingamento. é mais trabalhado e conclusivo e menos brutal.

eu precisava de 10 regras do voleibol q sejam necessarias para haver num jogo!!!

É o seguinte eu procurei umas fotos das regras do voleibol e só tinha um monte pequena!!!
Vê se dá um jeito ai porque o meu trabalho só pode ter fotos grandes mané

das regras de 3 metros de volei

qual é a parte mais inportante do volei?

seria a recepçao e o levantamento

por que se voce nao conseguir defender a bola e pola
na mao do levantador nao havera o ATAQUE.

em uma partida de voleibol...não tem m a parte mais importante..pois para vc ganhar o jogo uma parte depende da outra...vc tenque ter ateque..defesa....um bom saque....e um bom passe.....
poderiamos colocar o passe como importante..pois é atraves dele que surge..o passe..o ataque....a defesa...

nada mais e que 5 atacantes e um levantador
sendo um oposto de levantador que geralmente e um libero
quando o levantador vai para a defesa,fas-se a inversao do 5x1
por que o libero nao pode levantar e nem sacar ele apenas defende
entao entra um levantador reserva e um atacante para que nao fique sem levantador e para que o bloqueio fique mais alto.

valeu por ter mandado o que e rodizio de jogadores ai!!!!!!!! bjss flw

Preciso tudo sobre o rodízio 5x1, principalmente desenhos mostrando como se efetua o mesmo.
Gostaria de saber, pois preciso de imediato, muito obrigado!!!
Fico grato por respostas o mais breve possível.

vixi nao sei

mas vc poderia me ajudar pre4ciso de figuras sobre o que o tecnico de voleibol faria caso tiver toque na rede substituiçao e invasao

emmmmmmmmmmmmmm

por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

me ajudem

quero saber o q o tecnico de voleibol faria caso acontecer

invasao toque na rede e substiotuiçao

qual seria seu movimento?????

de preferencia em figuras

por favorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr

precisu saber sobre o rodizio pode ser qualquer tipo de rodizio!!
Porfavor!

!!!!
!!!
!!
!

Páginas

Comente

Full HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Respeite as regras básicas Netiqueta.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Powered by Drupal
Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License.

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Na manutenção uso o Quanta+ e Gimp (no Gentoo).

Support Bloggers' Rights!
Support Bloggers' Rights!