Regras do Vôlei: Capítulo 6 - Jogador Líbero

19. O Jogador Líbero

19.1 Designação do Líbero

19.1.1 Cada equipe tem o direito de inscrever, dentre a lista de 12 jogadores, um jogador especializado defensivo -“Líbero”.

19.1.2 O Líbero deve estar registrado na súmula antes da partida, na linha especial,reservada para isto.

19.1.3 O Líbero não pode ser o capitão da equipe nem o capitão em jogo.

19.2 Equipamento

O jogador Líbero deve usar um uniforme (ou jaleco/peitilho para o Líbero re-designado) cuja camiseta, no mínimo, deve contrastar na cor com os demais membros da equipe. O uniforme do Líbero pode ter um feitio diferente, mas deve estar numerado como os demais membros da equipe.

19.3 Ações Envolvendo o Líbero

19.3.1 As ações de jogo

19.3.1.1 O Líbero está autorizado a substituir qualquer jogador posicionado na linha de trás.

19.3.1.2 Ele está restrito a atuar como um jogador na linha de trás e não está autorizado a completar um golpe de ataque de qualquer lugar (incluindo a quadra de jogo e zona livre) se, no momento do contato, a bola estiver mais alta do que o bordo superior da rede.

19.3.1.3 Ele não pode sacar, bloquear ou tentar bloquear.

19.3.1.4 Um jogador não pode completar um golpe de ataque mais alto que o bordo superior da rede, se a bola é proveniente de um passe de voleio (toque) de um Líbero que está na sua zona de frente ou na extensão dela. A bola pode ser livremente atacada se o Líbero faz a mesma ação fora da sua zona de frente ou da extensão dela.

19.3.2 Trocas de jogadores

19.3.2.1 Trocas envolvendo o Líbero não são contadas como regulares. Elas são ilimitadas, mas deve haver um “rally” entre duas substituições de Líbero. O Líbero pode apenas ser trocado pelo jogador com quem ele trocou.

19.3.2.2 Trocas somente devem ocorrer enquanto a bola estiver fora de jogo e antes do apito para o saque.

No começo de cada set, o Líbero não pode entrar na quadra até o segundo árbitro ter conferido a formação inicial.

19.3.2.3 Uma troca feita depois do apito para o saque, mas antes do golpe de saque, não deve ser rejeitada, mas deve ser objeto de aviso verbal depois do fim do rally.

Trocas tardias posteriores devem ser objeto de punição por retardamento.

19.3.2.4 O Líbero e o jogador com quem trocou só podem entrar ou sair da quadra pela linha lateral, em frente ao banco de sua equipe, entre a linha de ataque e a linha de fundo.

19.3.3 Redesignação de um novo Líbero:

19.3.3.1 No caso de lesão do Líbero designado e com a prévia aprovação do primeiro árbitro, o técnico ou o capitão em jogo pode redesignar como novo Líbero um dos jogadores que não está na quadra no momento da redesignação. O Líbero lesionado não pode retornar ao jogo pelo resto da partida. O jogador redesignado como Líbero deve permanecer como um Líbero pelo resto da partida.

19.3.3.2 No caso de um Líbero redesignado, o número deste jogador deve ser registrado no quadro de observações da súmula.

Regras evoluem sempre. Não confie nessa página para nada muito sério. Visite o site da Confederação Brasileira de Voleibol ou outro site oficial para ver a versão mais atual.
Veja também:
pt.wikipedia.org

Esporte:

Comentários

Muito bom, volei é uma coisa muito dificíl de se achar, por que as pessoas só dão a inportancia para o futebol, e o volei é desfavorecido, eu amo muito volei e amei esse site parabéns bjos.

Acho que ser libero é o começo de tudo, o começo do atacante, do levantador, e principalmente do Passe/defesa...Sou libero, graças a Deus tenho um passe pra ninguem botar defeito,sou e sempre serei Libero,amo de paixão minha função em quadra...os Liberos arrebentão!aaa com isso tudo fui revelação de 2010 nos jogos.hehe' o melhor libero de Cruzeiro do Sul-Acre, Fernando Maia meu nome..rsrs'

isso é bom d + adooooooroooooooo o volei

nossa fui pesquisar na net sobre o libero do volei nao achei quase nada............
queria saber sobre valencia fisica , biotipo,caracteristicas e funçao.?
?/??

poxa eu só queria saber a função do líbero!!!!!!!!!!!!!!!!! alguem pode me dizer?

O líbero é uma das posições do voleibol. É, em ordem cronológica, a última posição introduzida pela FIVB em 1997. O termo é invariável em todos os outros idiomas.

O líbero tem a característica de jogar somente no fundo de quadra (posições 1, 6 e 5) no lugar de um dos jogadores de fundo e é especializado nos fundamentos de recepção e defesa: as limitações de seu jogo o impedem de desenvolver todos os outros fundamentos. Portanto:

não pode sacar;
não pode concluir uma ação de ataque (de nenhuma parte da quadra) se a bola estiver acima do bordo superior da rede (ou de seu prolongamento horizontal);
se o líbero efetuar um levantamento invadindo a zona de ataque (à frente da linha dos três metros) um outro jogador não pode concluir uma ação de ataque golpeando a bola completamente acima do bordo superior da rede (esta imitação deriva da exigência de excluir o líbero do uso muito frequente do levantamento, que se efetua na zona de ataque como penúltimo toque da equipe).
As substituições do líbero são ilimitadas e devem ser efetuadas antes do apito para o serviço, sem solicitar autorização ao árbitro. A permanência do jogador líbero está sujeita à rotação do titular de quem ele toma o seu lugar, tendo que, necessariamente, colocá-lo quando ele volta à primeira linha (posição 4). Normalmente, no voleibol moderno, o líbero entra no lugar do central do fundo e permanece na quadra até que, no rodízio, o outro central vá para o fundo (e, hipoteticamente, o líbero iria para a zona de ataque), dando lugar para aquele central que havia sido substituído; o líbero volta no rali seguinte, novamente no lugar do central do fundo.

Quando o levantador se encontra defendendo uma bola de um oponente ou estiver em apuros porque está longe ou no chão, geralmente intervém livre para driblar (atrás da linha de 3 metros, ou fora da zona de ataque) para que tenha ainda quatro jogadores disponíveis para o ataque.

Alguns líberos famosos são: Sérgio Dutra Santos (Brasil), David Marra, Damiano Pippi, Mirko Corsano e Loris Mania (Itália), Hubert Henno (França) e Pablo Meana (Argentina). No feminino temos: Arlene Xavier e Fabiana Oliveira (Brasil) e Paola Cardullo e Paola Croce (Itália).

Pessoal, em todo jogo precisa ter um jogador libero?

o libero é importante en todos os jogos

Não. Nenhum time precisa ter, obrigatoriamente, um libero.

Não, o libero é um adicional e portanto nao é obrigatorio a presença de um, no desporto de alto rendimento Vê-se muito o libero pois é uma vantagem tatica para suprir uma desvantagem tecnica dos atacantes de meio.

na minha opinião sim ,néh alias o libero e a pessoa que levanta e defende

O libero é um acessorio, nao é obrigatorio, põe quem quer!
mas é muito importante, sim!

D. Dourado

cara volei é minha paixão, eu respiro volei sem ele eu ñ vivo, e eu tenho um sonho de xegar na seleção brasileira, se Deus queise eu chego la!

by: Ingrid!

Se Deus quiser e se o português melhorar, pois com esse "xegar" tu não chegarás a lugar algum.

As paradas tecnicas em cada sete elevem ser efetuadas _____________ Dá a resposta ai gente bjss bgd

eu gostaria de saber que pessoas com 1,65 m pode jogar como líbero?

Liberos do Sollys/Osasco ! ( Feminino )
Camila Brait : 1,70 .
Léia : 1,68 .

Libero do Sesi ! ( Masculino )
Serginho : 1,84

Eu tenho 1,70 e tenho 14 anos . ;$ ' e sou Libero .

qualquer peso idade de tamanho etc...
pode jogar
porque esse esporte e para todos

eu queria saber se menino com 1,58 pode jogar como libero

A altura da pessoal não importa

sim porque não, vc tem que tentar e não desistir mesmo q os outros falem o contrario.
ass.Prof André

porque o uniforme do líbero é de cor diferente dos outro jogadores
??????????????????????????????????????????????????????

o uniforme do libero é de cor diferente pois ele pode ser substituido por um mesmo jogador quantas vezes for necessario, sendo assim, o arbitro nao se confundirá

O uniforme tem que ser diferente ´para o juiz identificar o libero no jogo , por que ele não pode concluir nenhum ataque ou saque então fica mais facil do juiz identifica-lo e ver seus movimentos

prossiga

amo volei mais sou muito baixinha, tenho apenas 1,58 de altura posso jogar como líbero..

Eu sou um garoto de 21 anos, meço 1,68. Existe chance de ficar no infanto-juvenil?

Em que categoria posso jogar no masculino com 1.63 de altura?? Kk E em que posição?

primeira frase já com um erro.
cada equipe pode ter até 2 líberos inscrito na súmula.
nem continuei a ler.

Páginas

Comente

Full HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Filtered HTML

  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Tags HTML permitidas: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Endereços de páginas de internet e emails viram links automaticamente.
  • Quebras de linhas e parágrafos são feitos automaticamente.

Atenção:

Não há censura de opinião nos comentários, mas o vc é o responsável pelo que escrever. Ou seja, aqui vale o Yoyow (You Own Your Own Words).

Lembre-se: Opinião é diferente de informação.

Informações sem fonte ou que não puderem ser checadas facilmente podem ser deletadas.

Serão apagadas sem dó mensagens publicitárias fora de contexto, spam usado para melhorar a posição de sites e outras iniciativas de marqueteiros pouco éticos.

Respeite as regras básicas Netiqueta.

Grosserias desacompanhadas de conteúdo, coisas off-topic e exagero nas gírias ou leet que dificultem o entendimento de não-iniciados tb não serão toleradas aqui.

Vou apagar sumariamente todos os comentários escritos inteiramente CAIXA ALTA, mensagens repetidas e textos que atrapalhem a diagramação do site.

Além de prejudicar, a leitura é falta de educação.

Não publique tb números de telefone, pois não tenho como checá-los. As mensagens com números de telefone serão apagadas inteiras.

Obviamente, qq conteúdo ilegal tb será deletado sem discussão.

Evite também mensagens do tipo "me too" (textos apenas concordando com o post anterior sem acrescentar algo à discussão).

Clique aqui para ver algumas dicas sobre como escrever um texto claro, objetivo e persuasivo.

Todas os comentários são considerados lançados sobre a licença da Creative Commons.

Se você não quer que seu texto esteja sob estes termos, então não os envie.

Powered by Drupal
Creative Commons License
br101.org by br101.org is licensed under a Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 Brazil License.

Nenhum produto M$ foi usado na construção destas páginas.
Este site usa Drupal (Apache, PhP e MySql). Na manutenção uso o Quanta+ e Gimp (no Gentoo).

Support Bloggers' Rights!
Support Bloggers' Rights!